Cada vez mais, as operadoras de saúde reconhecem a importância da interoperabilidade no setor, com objetivo de promover um atendimento mais personalizado, ágil ao paciente, e por conta de vários outros benefícios, como o compartilhamento de informações completas, comunicação mais eficiente entre os diferentes setores, redução de custos e atendimento humanizado.
Além disso, a interoperabilidade torna o fluxo de dados mais transparente e objetivo, facilita a obtenção de insights entre os profissionais dos hospitais e de outras instituições de saúde, gerando uma padronização, rápida distribuição de informações, o que pode até resultar na melhora do quadro clínico de determinada pessoa.
Proteção de dados do paciente - LGPD
A proteção de dados do paciente é essencial para garantir a segurança das informações confidenciais e exames. Além de precisar de autorização, o compartilhamento destes dados só pode ser feito se as mensagens forem criptografadas, ou seja, codificadas.
Desde 2020, os estabelecimentos da área da saúde precisam manter seus sistemas adequados a Lei Geral de Proteção de Dados. O que precisa se atentar é ao vazamento dessas informações, que podem gerar uma multa. As empresas que desrespeitarem a LGPD podem pagar até R$ 50 milhões por infração.
O setor da saúde é repleto de processos complicados com um resultado extremo: a vida das pessoas. Algo tão importante como informações gerais do paciente não podem ficar expostas. Com a InterAll, sua operadora conta com os benefícios de uma solução completa de Registro Eletrônico de Saúde - RES, que integra, normaliza e compartilha os dados de seus pacientes de forma ágil e o mais importante, segura, elevando a qualidade e agilidade dos atendimentos clínicos.
Entre em contato com a gente: www.interallbrasil.com.br/contato.